Educação Ambiental em Itália

Entre os dias 17 e 28 de Fevereiro, a Bárbara, a Rita e o Gustavo estiveram em Scordia, Sicília, em Itália, no âmbito do Projecto Comenius "Água", e aproveitaram para inquirir 17 alunos italianos do Liceo Scientifico Statale "Ettore Majorana" sobre a educação ambiental e os trilhos ambientais do país deles. Aqui estão os resultados que obtivémos (clicar para aumentar):














Este inquérito foi aplicado a 17 alunos italianos de Scordia (cidade perto de Catania), Sicília, do Liceo Scientifico Statale "Ettore Majorana".

A população considerou que a educação ambiental é muito importante. Contudo, existe muito pouca população que sabe o que é uma planta invasora, e os poucos que o sabem não conhecem nenhuma. Dos três inquiridos que tinham noção do que é uma planta invasora, nenhum tem a certeza da existência de alguma legislação no seu país que contemple estas plantas. Desses três, todos tinham assistido a uma palestra de sensibilização sobre os temas em causa.

Toda a população estudada considera que os trilhos ambientais têm um importante papel na educação ambiental. A maior parte da população conhece mais de quatro trilhos ambientais, estando os restantes entre os que conhecem quatro, e sendo poucos os que conhecem menos de dois. Tirando os elementos cuja resposta foi zero, as localizações dos diversos trilhos conhecidos são muito variadas, sendo os principais locais referidos Vendicari, Etna, Zingaro, Nebrobi e Alcantara. Quase toda a população já esteve num trilho ambiental.

Na pergunta final, podemos também encontrar uma boa diversidade de actividades propostas para o trilho, das quais se destaca nitidamente (com quase metade das respostas), “Walk a lot” (caminhar muito). Depois, encontramos, por ordem decrescente, “Seing the wildlife”, “Look at the nature”, “Contact with the nature”, “Identify species”, “Pic-nick” e “Mountain bike”.

1 comentário:

Catarina Fernandes disse...

Quero vir dar os meus parabéns a todo o grupo envolvido no projecto, pois é notável o empenho e dedicação quem está neste blog!

Acho que a paleta de cores está excepcional!

Queria deixar uma sugestão para incentivar e dar a conhecer melhor o vosso projecto à comunidade escolar: acho que uma boa caminhada pelos inúmeros trilhos que compõem este nosso Portugal era uma ideia, até de tornar para , o trabalho mais atractivo e "vistoso". E tendo em conta que algum pessoal italiano vos ajudou no desenvolvimento deste projecto porque não mostrar-lhes a eles um bocadinho do que o nosso Portugalinho tem de melhor para oferecer ?

Se levarem a avante contem comigo não só para caminhar mas para ajudar !

A todos, uma vez mais, os meus sinceros parabéns!
(:

Enviar um comentário